terça-feira, 22 de março de 2011

Sites, Blogs e Wisks em relação a Arte e Tecnologia

O que é significa a palavra Google e qual sua relação com a Arte e tecnologia

            Quando falamos de tecnologia, Internet e arte,  uns dos mecanismos de pesquisa mais utilizados, inclusive para a maioria, já fica até em sua página inicial da Internet, é nada mais nada menos que o  Google. Ao lermos a palavra Google, logo vêem em mente a empresa que marcou história com um buscador confiável, rápido e relevante.
             Google é um termo forjado e retirado do termo googol que foi inventado pelo Dr. Edward Kasner, da Universidade de Columbia.
O Dr. Kasner pretendia batizar, com um nome sonoro e fácil de recordar, a centésima potência do número 10 (ou o mesmo que o número 1 seguido de 100 zeros).
Como ele não estava satisfeito com este número, o cientista criou o googol-plex, que equivale a um googol seguido de um googol de zeros.
Seja lá como for, a única utilidade do termo googol desde o momento de sua invenção, foi a de servir de inspiração para o Google, aproximando a idéia de um número extenso com a da elasticidade inesgotável dos limites da web.
                     Fundada como uma empresa privada em 4 de Setembro de 1998 e se tornou pública em 19 de Agosto de 2004, e a cada dia vem se expandindo esse universo de pesquisa disponível para todo tipo de pessoa e toda classe social.
                    O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em todo o mundo e processa mais de um bilhão solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias. Seu rápido crescimento culminou em uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motos de buscas. A empresa oferece softwares de produtividade online, como o software de e-mail Gmail, ferramentas de redes sociais , incluindo o Orkut e Google Buzze, aplicativos como o Google Chrome, programa de organização de edição de fotos Picasa e o aplicativo de mensagem instantânea Google Talk. O Google também lidera o sistema operacional móvel para smartphones. O Google se classifica  como o website mais visitado do mundo e o melhor lugar para se trabalhar. 



 



Googleplex, sede da empresa.
Alguns nomes derivados de googol:
  • Googolplex: é o nome do conjunto de construções de trabalho e moradia do Google, em Mountain View - Califórnia. Este termo também vem da matemática e é algo como 10^{10^{100}}, que seria 10 elevado a (10 elevado a 100) ou 10 elevado a googol.
  • Googolduplex: como quando alguém se refere a um dos complexos de moradia do Google; Este termo, voltando à matemática, refere-se a 10^{10^{10^{100}}}, ou 10 elevado a (10 elevado a (10 elevado 100)), ou mesmo 10 elevado a googolplex.
             
Tecnologia 2.0

                Este vídeo nos fala de um adolescente comum, da forma como ele diverte-se, informa-se, relaciona-se. Um adolescente facilmente encontrado em seu condomínio; com quem você esbarra no metrô, no shopping, andando por aí.Ele descreve também o mundo ou sociedade em que vive: globalizado, conectado, informado.


       

 Wikipédia
A Wikipédia é um projeto para produzir uma enciclopédia de conteúdo livre que pode ser editada por todos. Começou, formalmente, em 15 de Janeiro de 2001, como um complemento ao seu similar, o projeto Nupedia (escrito por especialistas). Ele acabou substituindo a Nupedia, crescendo até se tornar um projeto de amplitude global. Sendo que em 2009 contava com milhões de artigos e páginas difundidas mu

Blog

Um blog (contração do termo Web log), também chamado de blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como  diários online. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
    O termo weblog foi criado por Jorn Barger em 17 de dezenmbro de 1997. A abreviação blog, foi criada por Peter Merholz, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog").
    A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogsState of Blogosphere. e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo


  Vimos a imensidão do mundo da internet  e o quanto e para tanto temos acesso e podemos navegar nesse meio, como muito facilidade os mecanismos de buscas vão além de sua imaginação. Em relação a arte e tecnologia eles estão bem próximos, pois podemos considerar o a internet destancando google como tecnologia de ponta e que a arte e a tecnologia andam juntos, seja por meios de obras de artes e artistas de várias épocas, estilos e culturas, tanto no meio musical como teatral, não importa, é ampla as janelas de acesso a sites, blogs, myspace e entre outros que nos aproximam cada vez mais desse meio artístico e tecnológico, que nos permite ir além de nós mesmos, inclusive fazer nosso próprio site o que antes a pessoa teria que gastar e ter um bom motivo para criar um, hoje, qualquer um pode criar seu próprio site, blog , entre outros, e postar ali suas próprias criações, se auto divulgar, ficar conhecido mundialmente(dependendo do seu empenho) e ainda ganhar dinheiro. Com autenticidade, criatividade e determinação, você pode ir bem longe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário