terça-feira, 22 de março de 2011

Looks Urbanos

STEAMPUNKS

Curioso o estilo desta tribo, que combinam elementos da Era Vitoriana do fascínio das máquinas do final do século XIX com as modernidades deste século. O movimento nasceu nos Estados Unidos no final do anos de 1980, ganhou a Europa, especialmente Londres, Paris e Berlim e também tem adeptos no Brasil.
Os steampunks se autodenominam retrofuturista, ou seja, misturam passado e futuro tanto no comportamento quanto no estilo.Sua principal inspiração vem da Inglaterra do século XIX, ou a era vitoriana, quando os homens usavam cartolas, bigodes grandes e caídos e as mulheres espartilhos. Tempo também dos motores a vapor ( daí o termo que significa vapor em inglês) e das grandes invenções. Eles olham para o futuro, mas abomina produtos em sério. Por isso, costumam das toques pessoais a esses objectos - como costumizar uma TV de tela plana, computadores com teclado de cobre e etc. tudo no estilo vitoriano.
Os Esteampunks, é um estilo normalmente associado ao cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.
Cyberpunks
 Os cyberpunk significa também uma subcultura, uma vez que dele fazem parte a mistura entre a música eletrônica e o rock, moda, animações, quadrinhos, etc.é conhecido por seu enfoque de "Alta tecnologia e baixo nível de vida" ("High tech, Low life") e toma seu nome da combinação de cibernética e punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração o mudança radical na ordem social. De acordo com Lawrence Person: "Os personagens do cyberpunk clássico são seres marginalizados, distanciados, solitários, que vivem à margem da sociedade, geralmente em futuros despóticos onde a vida diária é impactada pela rápida mudança tecnológica, uma atmosfera de informação computadorizada ambígua e a modificação invasiva do corpo humano."
Segundo William Gibson, em seu livro Neuromancer, o indivíduo ciberpunk é uma espécie de "pichador virtual" que se utiliza de seu conhecimento acima da média dos usuários para realizar protestos contra a sistemática vigente das grandes corporações, sob a forma de vandalismo com cunho depreciativo, a fim de infligir-lhes prejuízos sem, contudo, auferir qualquer ganho pessoal com tais atos.
Mais fotos Steampunks :
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário